clique no botão abaixo e veja os nostalgicos com seus tesouros

domingo, 12 de fevereiro de 2012

FERRORAMA

O ferrorama foi um brinquedo que fez muito sucesso entre as crianças na década de 1980 e foi muito vendido no Brasil.
Começou a ser fabricado em 1980 pela Manufatura de Brinquedos Estrela e consistia em uma ferrovia com uma locomotiva a vapor ou uma locomotiva elétrica ou ambas, dependendo do kit, e vários vagões acoplados, como vagão de carvão, de carga, de combustível, de passageiros. As locomotivas eram movidas com duas pilhas de tamanho médio de 1,5 volts cada.

Muitas locomotivas eram baseados em locomotivas verdadeiras dos 4 cantos do mundo e eram ricos em detalhes. Muitos adultos compravam para si mesmos. como decoração ou para se divertir nos finais de semana.

Versões:
                                    XP 100 - XP 300 - XP 400
Possuíam a mesma embalagem. A diferença eram as seguintes:

O XP 100 - Foi o primeiro a ser lançado e obviamente era o modelo mais simples. Com uma pista oval trazia dois vagões (o de carvão e o de carga), e a locomotiva com marcha-à-ré. 

XP 200 - Apresentava um vagão a mais, que era o de combustível (amarelo com o símbolo da Shell), além de desvios e desengate automático de vagões. 

XP 300 -  Apresentava como novidade uma pista um pouco maior que o XP 200.

XP 400 -  Este com apenas dois vagões, o de carvão e um vagão de passageiros na cor azul com uma faixa branca na lateral. A pista agora conta com rampas e cancela, alem dos desvios.



XP 500
XP 500 - locomotiva muito maior e mais invocada, com apenas um vagão de passageiros, a pista com um novo circuito tinha como grande novidade uma ponte. 


XP 600
Lançado um pouco depois. Uma nova locomotiva na cor vermelha com faróis que acendiam e duas velocidades, com um vagão de passageiros também na cor vermelha.
A pista apresentava vários pilares, com 25 curvas, três desvios e varias retas além de cancela e ponte.


XP 1100 - XP 1200 - XP 1300 - XP1400 - XP 1500

Tinham poucas diferenças dos modelos anteriores mais cancelas, trilhos e etc... A principal novidade estava na locomotiva, agora com faróis e o som da Maria-fumaça.


SÉRIES SL:  Trazia os seguintes modelos: SL-2000, SL-3000, SL-4000, SL-5000 e SL-5000 “Beto Carreiro”, com traçados bem diferentes dos anteriores, pois tinham desvios duplos, cruzamento em X, casinha de som, vagão com containeres, e também um modelo com duas locomotivas "SL-5000" (bem mais coloridas, assim como os vagões).

SL 2000 - SL 3000


SL 4000


SL 5000
A maior versão de todas. uma enorme quantidade de trilhos e vinha com duas locomotivas.


Edição Beto Carreiro - com inclusão de peças que simulavam os brinquedos mais famosos do parque.




Volta Ferrorama

A Estrela relançou o Ferrorama, um dos brinquedos mais famosos e queridos do Brasil em Agosto de 2010. A ideia surgiu diante de uma comunidade no Orkut criada em 2005 com cerca de três mil aficionados pelo brinquedo que vivem enviando e-mails e correspondências à marca para retomar a produção do Ferrorama. Observando isso, o presidente da Estrela, Carlos Tilkian, lançou um desafio: se os fãs fizerem o trem do Ferrorama percorrer os 20 últimos quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela com 110 metros de trilhos arrecados pelos fãs, o brinquedo seria relançado no Brasil. A ação queria testar a fé dos fãs na volta do brinquedo.
O desafio foi lançado e os fãs foram a Santiago de Compostela sob a liderança de Marco Markora, o dono da comunidade que deu origem ao desafio. Além disso, o blogueiro @chicobarney foi conferir e narrar toda a história de perto.
Durante a jornada, tudo foi narrado pelo twitter, facebook e orkut, além de vídeos no YouTube e fotos no Flickr, além de um hotsite para centralizar o conteúdo. Eles tinham que substituir as peças do fim e colocar na frente do trilho para que o Ferrorama não parasse. E, mesmo com sol, chuva, vento e outras adversidades, o fãs provaram sua fé e o Ferrorama voltou as lojas em Agosto de 2010



Traição e decepção:

A ideia que trouxe esperança aos nostálgicos acabou se tornando um verdadeiro fiasco. O tão prometido Ferrorama que foi lançado não passava de um maria-fumaça parecido com os de camelô. Que de longe nem se compara com a versão original que era rico em detalhes tanto na locomotiva, vagões e nos trilhos.






Comercial do novo Ferro-Xing-Ling-rama
Se esse cara da propaganda é um saudosista, fez por dinheiro pq por amor não foi.