clique no botão abaixo e veja os nostalgicos com seus tesouros

segunda-feira, 11 de abril de 2011

He-Man


INTRODUÇÃO
“Eu sou Adam, príncipe de Eternia, defensor dos segredos do Castelo de Grayskull...”. Com essas palavras ia ao ar, nas manhãs dos anos 80, onde programas infantis como o Balão Mágico e o Xou da Xuxa faziam a cabeça da garotada, uma das séries em desenho animado mais cultuadas em todo o mundo. E que de certa forma faz parte da cultura e educação de muitos dos “adultos” de hoje.

He-Man vive no planeta Eternia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas. Etérnia também é repleto de seres mágicos. Enquanto o planeta é comandado pelo justo rei Randor, o vilão Esqueleto tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo, que é protegido por He-Man, nada menos que Adam, o príncipe filho de Randor.
A guardiã do castelo Grayskull é a Feiticeira, que se transforma em águia, chamada Zoar, quando necessário. Aparentemente é ela quem concedeu os poderes de He-Man ao príncipe Adam, entretanto, em um episódio, são mostradas as duas espadas do poder, ou seja, Adam e sua irmã são escolhidos pelas espadas. Ela também é a mãe de Teela, adotada por Mentor. * Há um episódio em que Mentor revela que He-man e Teela são irmãos! O que deixa a trama da série estranha, pois Teela teria que ser fruto de um caso de Randor com a Feiticeira.
Ao levantar a Espada do Poder e proferir: "Pelos poderes de Grayskull... Eu tenho a força!", o príncipe Adam torna-se He-Man, um poderoso bárbaro musculoso de pele bronzeada e com pouca roupa. Usando a mesma transformação, também transforma Pacato, seu tigre (de pelagem verde com listras laranjas) acovardado, no Gato Guerreiro, poderoso tigre de batalha com armadura.

Só que ninguém sabe que Adam é He-Man, e para manter tudo em segredo, Adam se faz de preguiçoso e covarde, o que causa raiva em Teela, capitã da guarda real, e desgosto em Randor.
Na verdade três pessoas conhecem o segredo de Adam: Gorpo, Mentor e Feiticeira (quarta exceção, obviamente, Pacato, pois apesar de tigre, tem raciocínio e pode falar). Posteriormente ficam sabendo do mesmo segredo Adora, sua irmã, espirito(ventania), o cavalo de Adora e Esperança da Luz, personagens do desenho She-Ra.
O vilão Esqueleto, uma estranha combinação de cara de caveira com um corpo físico, tem sua base na Montanha da Serpente, que é uma montanha com uma cachoeira e uma enorme serpente esculpida em toda sua volta.

Alguns dos episódios legais de He-man era que ele tinha que unir forças com esqueleto
Curiosidades:

Quando a empresa americana de Brinquedos Mattel resolve fazer uma série de bonecos baseados em CONAN, O BÁRBARO, que na época estava com os filmes em voga. Devido às repercussões negativas em torno do projeto, pelo fato do personagem ser considerado violento demais para as crianças, o mesmo não foi concluído. Não se sabe ao certo de quem veio a idéia, mas mudando-se a cor do cabelo do protótipo do boneco que estava pronto para loiro, teve-se uma série de bonecos totalmente nova e diferente. Nascia ali HE-MAN.

Para ajudar na divulgação da nova série, um conjunto de histórias em quadrinhos sobre os personagens foi encomendado. OS MINI-COMICS No começo, não havia nenhum PRÍNCIPE ADAM, só HE-MAN. Sim, o personagem nada mais era do que um sujeito forte com uma espada do poder (usava principalmente, o machado e o escudo), e ele veio de uma tribo nas montanhas(???) para trazer justiça para Etérnia. Somente quando a DC Comics começou a publicar as histórias sobre He-Man em 1982, que foi introduzido o Príncipe Adam à lenda. Podem reparar que a transformação, a personalidade meio boba no estilo Clark Kent, dá algo de super-herói clássico ao personagem, o que é bem comum em muitos dos personagens da DC com identidades secretas.

A FEITICEIRA nem sempre foi a Feiticeira. Nos primeiros mini-comics, como o do He-Man das montanhas, ela foi chamada de A DEUSA e usava uma armadura de serpente igual a figura de ação da TEELA, além de ter pele esverdeada (uma mulher serpente???). Assim sendo, a figura de ação de Teela, poderia ser usada tanto como Teela (detalhe que nos mini-comics era loira) ou como a Deusa. Mas a Filmation resolveu essa bagunça dando para A Deusa um visual completamente novo e mudando o nome dela para Feiticeira. Em sua “primeira aparição”, He-Man, descendo das montanhas, salva a Deusa que estava sendo atacada por um monstro e recebe dela as armas e a armadura (com a cruz) que lhe dariam a super-força. A espada não era usada por He-Man, e ficava no castelo (nas primeiras aparições tinha uma caverna do poder), era dividida em duas: uma das metades ficava com o ESQUELETO (era insinuado que ele seria o antigo rei da terra antiga e desconhecida). Completando as duas, tínhamos uma “Espada do Poder” que era o centro de toda a história, por isso os bonecos tanto de He-Man, quanto o de Esqueleto, tinham as espadas que se completavam (não se chateie, eu também levei mais de vinte anos para saber a finalidade das espadas)

Já houve um crossover com Superman num quadrinho de 1982, em que esqueleto com seus poderes controla o homem de aço que foi trazido para Eternia para derrotar He-man.


Em 1982 rolou o album de figurinhas. He-man e os mestres do universo. "lembro que tinha o meu, quase completei o album mais por ventura. numa chuva forte uma goteira dorante a noite ele foi praticamente destruido, pq sabemos como fica essas coisas depois de molhado.. uma cola só! infelizmente tive que joga-lo fora."


Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Album de figurinhas


RELEMBRANDO HE-MAN