clique no botão abaixo e veja os nostalgicos com seus tesouros

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Firme!!!.. Cobrir... Vamos cantar o Hino Nacional!


A coisa que eu mais detestava, era a maldita cerimônia antes de entrar na sala de aula. Todos os dias era só o sinal tocar que todos tinham que fazer fila no meio da quadra, por ordem de tamanho e assim começava...

- Firme!! (Pessoal tinha que ficar de mãos retas como soldados um atrás do outro.)

- Cobrir!! (Colocar a mão no ombro do companheiro da frente. para dar distância de um braço de um para o outro. (como eu era alto sempre ficava atrás.. ¬¬)

..e assim até ficar direitinho..

- Vamos cantar o Hino Nacional! (Eramos obrigados a botar a mão no peito e começar a cantar.)

E aí ia.... OUVIRAM DO IPIRANGA ÀS MARGENS PLÁCIDAS... BLA BLA BLA BLA E ASSIM POR DIANTE.. (As vezes, saiam coisas do tipo " Oviram do Ipiranga margem blácidas"...ou.."Do sol eterno o raio vem turbante"...poucos eram os que sabiam o hino completo sem a bendita cola do livro, que geralmente ficava na contra-capa)
Os professores ficavam rondando entre as filas para saber quem estava realmente cantando. Muitas das vezes, o aluno só batia boca, mas quando a professora se aproximava, procuravam cantar mesmo-mesmo que saíssem aqueles pérolas acima- tudo para que, se fosse pego, não fossem "arrastados" até a frente do colégio inteiro para cantar o bendito hino.

Além disso tinha que cantar as DUAS partes do hino(você sabe as duas?), ao som de um playback fuleira e que xiava. Lembrando que sempre na primeira segunda-feira do mês, um dos alunos era escolhido para ir astiar a bandeira enquanto, além do Hino Nacional, cantavamos o Hino da Bandeira Nacional(Confesso que só lembro o refrão!).
Depois de toda essa tortura, nós finalmente entravamos, para sentar nossos corpinhos naquelas carteiras de madeira, muitas vezes pixadas, e ouvir(pelo menos fingir) a aula.

Ainda bem que isso acabou!