clique no botão abaixo e veja os nostalgicos com seus tesouros

sábado, 9 de abril de 2011

Cigarrinhos PAN



Na área Cantina (hoje se chama refeitório) vou relembrar das delicias ou não.. do que se vendia nas escolas e vendinhas da esquina.. muita coisa que dá saudades até hoje. então vamos começar com um dos mais famosos e polêmicos deles:

Quem não se lembra dos inocentes cigarrinhos de chocolate da Pan com o garoto neguinho e o branquinho na caixa, que imitava uma cigarreira, e aqueles chocolates embrulhados em papel com o desenho de um cigarro? Fizeram enorme sucesso até o final dos anos 80. Quem olha pra esse chocolate hoje em dia pode até ficar meio horrorizado, mas naquela década ele fazia um sucesso danado.

Lançados em 1940, eles faziam sucesso com a Garotada até serem proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 7 de novembro de 2002. A resolução 304/02 da agência, vetou a produção e comercialização de alimentos com forma semelhante a cigarro.
Só restou a Pan retirar o doce de circulação. Para substituí-los, a empresa lançou os lápis de chocolate.

CURIOSIDADE:
A Revista dos Curiosos circulou entre março de 2002 e abril de 2003. Na edição número 14, de abril de 2003, revelamos a identidade do garotinho que ilustrava a embalagem dos Cigarrinhos de Chocolate Pan (em 1996, a Pan resolveu mudar o nome para Rolinhos de Chocolate, para que eles não servissem de estímulo ao tabagismo). O ator Paulinho Pompéia tem hoje 59 anos. Já atuou em “Malhação” e foi apresentador do Telecurso 2000, da Globo, entre outros trabalhos.

Na época, Paulinho Pompéia deu a seguinte entrevista:

Como você foi parar na embalagem?
Eu tinha 11 anos e trabalhava no Circo Garcia, em São Paulo, como o palhaço Berinjela. Um rapaz que trabalhava na Pan gostou da minha apresentação e me chamou para fazer as fotos.
Esta foto foi um trampolim para sua carreira?
Eu comecei a ficar mais conhecido. Passei a cantar em outros circos e também em rádios. Cantava MPB, samba, bolero, valsa. Depois fui modelo de um comercial da Riachuelo e comecei a fazer teatro. Também já trabalhei na TV Manchete e na TV Record.
Você recebeu o cachê em chocolate?
Eu não comi nem o que coloquei na boca na hora da fotografia! Mas o cachê que ganhei salvou o Natal da família naquele ano. Comprei calça jeans, sapatos, meias de cano longo e até uma camisa de jérsei, que era um luxo. Não liguei para o chocolate. Nunca gostei de doce.
E o que achou da mudança dos “cigarrinhos” para “rolinhos”?
Acho legal, porque era um tipo de propaganda tabagista. O que leva a molecada a fumar é a pose. As crianças pratricavam-na com o cigarrinho de chocolate até chegar a hora de fumar de verdade.
Foi assim para você também?
Sem chance. Nunca fumei na vida. Meu único vício é viver bem.

Recaptulando....
O Gosto não era lá essas coisas... mais é daí a gente comia mesmo!!! auauhah e tb demorava mais tempo para desembrulhar o tal "cigarrinho" do que para comer.