clique no botão abaixo e veja os nostalgicos com seus tesouros

domingo, 17 de abril de 2011

Costumes


1- Flertar: Entre nossos avós, um dos costumes recorrentes era o de flertar. Para tal, locais como praças e parques eram escolhidos.

2- Andar de bonde: Pode até parecer antiquado, mas os bondes, até meados dos anos 60, ainda representavam o principal meio de locomoção dos brasileiros. Na cidade de São Paulo, por exemplo, sua disseminação acontecia na região central.

3- Comprar LPs: Sem dúvida, um hábito bastante difundido entre os jovens dos anos 70, 80 e 90. Seu atrativo, para os mais nostálgicos, estava na possibilidade de acompanhar os encartes elaborados, com as respectivas letras das músicas

4- Comprar algodão doce: Em diversos bairros, espalhados pelo Brasil, o costume se perpetuava. A iguaria, ainda podia ser apreciada nos circos, antes, durante ou após as sessões, parques e praças

5- Enviar cartas: Até a metade dos anos 90, o procedimento era bastante comum. De modo geral, diversas foram as famílias que se utilizaram desse expediente.

6- Cartões natalinos: Juntamente com as cartas, no período natalino, eram enviados cartões com motivos diversos. Entre os principais, destaque para os modelos com imagens de papais noéis.

7- PABX: Na metade dos anos 90, os chamados PABXs, ainda dominavam a telefonia brasileira. Até diante do custo de uma linha fixa, era usual encontrar bairros inteiros cabeados neste sistema.


8- Assistir o Cine Privé: Muito antes do Redtube, o chamado “Cine Privé”, da Band, já se fazia presente. Sua exibição, aliás, acontecia todos os sábados, a partir das 23h40.



9- Ouvir rádios internacionais: Em um passado não muito distante, ainda era possível, através do microsystem, sintonizar as rádios estrangeiras. O sinal, por sua vez, podia ser captado com uma simples antena.



10- Colecionar adesivos: Algo bastante comum entre os jovens da década de 90. Entre os modelos principais, destaque para os de emissoras de rádio e casas noturnas.

adesivo

11- Passar trote para o vizinho: Para uma boa parcela, era a forma de “se vingar” de um vizinho chato ou arrogante. Os trotes, por sua vez, aconteciam em diferentes horários, do período vespertino, passando pela noite e madrugada.



12- Acreditar no fim do mundo: De tempos em tempos, seitas eram criadas para difundir um “possível fim do mundo”. Uma delas, por sinal, induziria seus fiéis a cometerem suicidio.